top of page

Fundamentos do Marketing Digital na Advocacia.

Estamos, sem dúvida, vivendo a era digital, inclusive no direito, haja vista o advento do processo eletrônico, o que para muitos é um terror. Acontece que não adianta remar contra a maré, os meios digitais transformaram o mundo e não há reversão. O negócio é aprender a remar e, principalmente, remar para o lado certo.

Inúmeras vezes vemos advogados se arriscando nas redes sociais, com algumas iniciativas de publicação de textos de sua própria autoria ou mesmo replicando alguma notícia do segmento. Este artigo pretende demonstrar que uma estratégia de marketing digital é algo sério o não se limita a eventualmente publicar alguma notícia no Face.



O marketing digital deve ser encarado com a mesma responsabilidade e como parte integrante de uma estratégia de marketing corporativa, ou seja, devemos ter um planejamento de onde derivam estratégias que serão aplicadas através de ferramental específico. Tudo isso significa dizer que não adianta escrever um texto, uma vez ou outra, e publicá-lo em alguma rede social sem qualquer parâmetro, mesmo que este texto seja brilhante.

Vamos nos deter em comentar algumas ferramentas de marketing digital mas, desde logo, reforço que elas devem ser implementadas de maneira sistemática e integradas, sob pena de não surtir qualquer efeito prático, ou pior, gerando perda de tempo para o advogado.

  • Site: Esta é a ferramenta básica, sem a qual nenhum escritório ou advogado deveria começar sua carreira. Trata-se da sua presença no mundo digital. Muito provavelmente, o site será o primeiro contato do cliente com o escritório, portanto, vale a pena se debruçar e investir algum tempo e dinheiro na implementação de uma webpage contemporânea e funcional. Lembre-se que os equipamentos mudaram, atualmente acessamos à internet via celular, tablet, tv e até pelo computador. Isso significa que seu site deverá ter um leiaute responsivo, ou seja, se adeque ao formato de cada dispositivo acima citado.

  • Acesso exclusivo a clientes: Seguindo a tendência da conectividade, é fundamental ter no site uma área específica para que seu cliente possa acessar as informações relativas aos processos que estão sob a tutela do escritório. Esta iniciativa aproxima o cliente, pois ele buscará periodicamente o site do escritório para coletar informações sobre o seu processo. Não se engane! Essa ferramenta não exclui a necessidade do advogado procurar o cliente para dar-lhe informações sobre o andamento do processo, na realidade, esse contato pessoal é fundamental e certamente consta em algum manual de procedimentos do seu escritório.

  • Blog: Ter um blog vinculado ao site é uma boa opção para expor os posicionamentos dos advogados da banca acerca dos assuntos relacionados às áreas de atuação do escritório, mas como toda e qualquer ferramenta, ela deve ser constantemente utilizada e atualizada para não enferrujar. Atualização quinzenal do blog é recomendada para mantê-lo em dia e atrair seguidores. No mundo digital, um dos segredos é a geração de conteúdo específico, frequente e pertinente aos interesses da audiência.

  • Facebook: Você deverá criar uma página para o seu escritório e não um perfil pessoal. Neste local você deverá publicar insights de informações, remetendo os seguidores ao seu site/blog. Poderá ainda publicar fotos e teasers de vídeo de palestras e eventos dos quais advogados do seu escritório tenham participado, sempre com foco na informação, no conteúdo jurídico e nunca, jamais como uma coluna social ou por mera exposição.

  • LinkedIn: O LinkedIn é uma rede social voltada a profissionais. Ela tem sido muito utilizada por recrutadores e por pessoas em busca de oportunidades de emprego. Há também uma linha do tempo para publicações. Tal como no Facebook, exponha imagens e links que direcionem o seguidor para o site/blog do escritório.

  • Youtube: Ter um canal no youtube pode ser muito interessante e um diferencial importante, desde que exista um cuidado na criação do conteúdo. Não basta ligar uma câmera, sentar-se numa poltrona e sair falando. Muito pelo contrário, evite ficar sentado atrás de uma mesa, busque um lugar com boa decoração e iluminação, posicione a câmera na altura de seus olhos, faça um enquadramento um pouco acima do seu cotovelo, deixando alguns centímetros de margem superior. Faça um roteiro daquilo que pretende falar, estude, faça alguns testes diante da câmera e fale naturalmente, movimente seus braços e cabeça para não parecer um robô.

  • SEO: Essa é uma ferramenta de grande importância, pois otimiza o seu site para ser localizado e ranqueado pelos mecanismos de busca, através de busca orgânica (gratuita). Você deve ser encontrado facilmente na internet, então seu site, Facebook, LinkedIn, canal Youtube, enfim, toda inserção de conteúdo que você ou seu escritório fizerem contribui para criar exposição na web. Os mecanismos de busca possuem uma série de premissas para posicionar o seu site ou seu nome nas primeiras posições, portanto, publicar conteúdo relevante para os clientes, tratando de temas da especialidade do seu escritório, certamente contribuirão para um melhor posicionamento da sua banca numa busca no Google. Lembre-se, antes de entrar em contato com o seu escritório no mundo físico, o cliente fará uma busca na internet sobre sua reputação, portanto, esteja bem posicionado.

  • AdWords: Além da busca orgânica, há ainda a possibilidade de você expor a sua Marca Jurídica nos mecanismos de busca através de links patrocinados. Você pode criar uma conta e vincular diversas palavras chave que sejam relacionadas ao seu escritório, nome, áreas de atuação e, cada vez que alguém fizer a busca por essas palavras seu link aparecerá como patrocinado. Caso o usuário venha a clicar sobre anúncio você será cobrado.

Há ainda uma série de outras redes sociais e canais de relacionamento, mas citei apenas os mais conhecidos e as formas mais efetivas utilizadas atualmente. Agora você deve estar se perguntado: Qual dessas opções eu devo investir meu tempo? Respondo com tranquilidade que o ideal seria fazer todas, mas se você decidir optar por uma ou algumas delas, sugiro fortemente que o faça com empenho, sistematicamente e com muito profissionalismo, pois caso contrário, você terá desperdiçado o seu tempo e não terá nenhum resultado positivo.

Se você gostou deste texto, inscreva-se no blog para receber automaticamente nossas atualizações. Visite nosso link de eventos e inscreva-se em um de nossos cursos ou consultorias.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page