top of page

7 dicas simples de Marketing Jurídico para iniciar uma carreira jurídica de sucesso.

Anualmente são formados milhares de bacharéis em Direito, ávidos por uma oportunidade de adentrar no competitivo mercado jurídico. Por outro lado, o mercado competitivo impõe barreiras à entrada de novos profissionais, o que, muitas vezes desestimula bons advogados a seguir na construção de suas carreiras.

Este artigo tem por objetivo dar algumas dicas para advogados iniciantes superarem as barreiras impostas pelo mercado e poderem se diferenciar, criando uma marca jurídica forte que contribuirá para impulsionar suas carreiras.

Desde a faculdade é importante que o jovem aspirante a advogado esteja envolvido com projetos de pesquisa criando, desde cedo, o hábito de gerar conteúdo, tendo em mente que reputação se cria a partir da produção jurídica sólida e sistemática.

Sabendo que são poucos os estudantes que se envolvem com produção científica, já apresento a primeira dica: se você não possui o hábito da pesquisa e escrita, uma vez estando no mercado, dedique-se a isso com seriedade. Leia muito e comece seus ensaios de artigos, sua produção jurídica, pois isso lhe diferenciará dos demais iniciantes.

Escolha um nicho de atuação e concentre seu foco nele

Outro ponto importante é você definir qual a área do Direito que pretende atuar e qual o seu público alvo. Isso lhe dará condições de estudar o mercado, estratificá-lo e, por fim, começar a produzir material específico para seu público.

Leia tudo sobre sua área de atuação, não apenas material jurídico, mas materiais relacionados a administração e, especialmente, sobre os negócios do seu público alvo. Comece a escrever sobre temas de interesse dos seus potenciais clientes e publique esse material na internet.

Desde logo faço um alerta: Utilize a internet com inteligência, se exponha com moderação, não se arrisque fazendo coisas que possam comprometer sua carreira. Respeite o código de ética e disciplina e, se possível, contrate um profissional ou consultoria em marketing jurídico para lhe dar o direcionamento adequado.

Se você já tem um site profissional, atualize-o constantemente, tenha um blog associado ao seu site e insira seus artigos com periodicidade quinzenal neste canal. Se você não tem um site, aperte o passo.

Não misture seu perfil pessoal com sua página profissional no Facebook

Mantenha também uma página profissional no Facebook. Nunca, jamais, confunda o seu perfil pessoal com a sua página profissional nas redes sociais. Mantenha seu perfil pessoal fechado apenas para seus amigos e familiares. Já na sua página profissional no Facebook publique pequenos trechos de seus artigos, sempre com uma foto, pois publicações com fotos recebem 84% mais visitas e 53% mais curtidas, segundo o Search Engine Journal. Lembre-se de colocar ao final da postagem uma chamada (com o link) para que a pessoa visite o seu site e leia o artigo completo.

Outra boa dica para quem está iniciando sua carreira é apresentar-se sempre de maneira profissional. Tenha, além de um site atualizado, cartões de visita, papelaria e folder de apresentação integrados, que falem a mesma linguagem e que exponha o seu profissionalismo. Lembre-se, uma primeira boa impressão faz toda a diferença.

Mantenha-se conectado com pessoas. Networking aliado à sua reputação será uma poderosa estratégia para a conquista de novos clientes. Envolva-se em associações e órgãos de classe e sindicatos relacionados ao seu público alvo. Busque conhecer em detalhes o segmento de seu público alvo e escreva artigos que interesse a ele, para que você possa ser reconhecido como autoridade no assunto.

Com o tempo, essa estratégia começará a surtir efeitos e, naturalmente, você será procurado para palestrar em eventos, que é uma estratégia fantástica de marketing jurídico. Não desperdice as oportunidades, seja palestrante em eventos relacionados à sua área de atuação. Promova, quando possível, eventos que tratem sobre os negócios dos seus clientes alvo, traga outras pessoas para falar de áreas correlatas e, seja também, um dos palestrantes.

Essas são algumas dicas básicas para que você possa começar a criar o seu caminho ao sucesso profissional na área jurídica. Não perca tempo, comece já, delimite o seu público e áreas de atuação e publique material sobre o tema para tornar-se uma referência.

Se você gostou deste artigo, inscreva-se no nosso blog e receba todas as atualizações automaticamente em seu e-mail. Siga-nos no

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page